SEARCH

Crianças e jovens no Lectorium Rosicrucianum

Emblema do Trabalho da Mocidade Lectorium Rosicrucianum
Emblema do Trabalho da Mocidade Lectorium Rosicrucianum

Cada pessoa nasce nesse mundo com um propósito interior. A meta do Trabalho da Mocidade ( TM), que é afiliada ao Lectorium Rosicrucianum (LRC), é manter o coração das crianças e jovens aberto a esse propósito, para que um dia possam reconhecê-lo, e como adultos, escolher seu próprio modo de vida independentemente, em auto-responsabilidade.

As atividades do Trabalho da Mocidade do Lectorium Rosicrucianum são freqüentadas por crianças e jovens cujos pais são simpatizantes, membros ou alunos do LRC. Elas participam voluntariamente, sem qualquer obrigação.

Atividades para crianças e jovens

Como parte do trabalho da Mocidade, não ocorrem apenas reuniões contemplativas (serviços templários específicos) nos templos do LRC, mas há também música, jogos e atividades divertidas, apropriadas para cada faixa etária. Durante as férias de verão, as crianças e os jovens são convidados a participar de acampamentos internacionais.

Todas essas atividades ajudam a manter o coração das crianças sensível e aberto ao seu propósito de vida. Assim, poderão tomar decisões de forma independente e responsável quando atingirem a maioridade.
O trabalho da Mocidade termina aos 18 ou 19 anos de idade. Então, o jovem decide se – e até que ponto – quer ficar ligado ao LRC. Nesse sentido, respeita-se e valoriza-se muito a liberdade absoluta de cada jovem.

As atividades do Trabalho da Mocidade são realizadas por alunos voluntários do Lectorium Rosicrucianum. Os obreiros da Mocidade tomam conta das crianças e dos jovens. Eles procuram enfatizar o significado do objetivo interior da vida à luz da Sabedoria universal. Eles passam esses ensinamentos dentro de um formato adequado para crianças e jovens ,e contribuem com o que é essencial para enriquecer e apoiar o desenvolvimento de todos eles.

O objetivo do Trabalho da Mocidade

Para um rosacruz, o objetivo interior de vida é uma consequência da compreensão de que o homem é um ser dual. Sua manifestação material é mortal e sujeita às leis do mundo natural que conhecemos, com sua dualidade de bem e mal, amor e ódio, guerra e paz. Mas, ao mesmo tempo, o homem carrega em seu coração a semente do ser eterno.

Essa semente pode florescer como uma nova alma imortal – a “Rosa” dos rosacruzes – que se comunica com a consciência do homem de uma maneira muito especial, funcionando como uma bússola interior.
O objetivo da vida humana é possibilitar que essa rosa floresça, para que o homem possa novamente sentir o espírito de Deus dentro de si – o que o levará a uma completa renovação do estado de vida e a um caminho de retorno ao “paraíso perdido” da humanidade: a morada das Almas-Espírito.

A voz da rosa é muito delicada, e as crianças possuem grande sensibilidade às suas impressões.
A voz fala a elas espontaneamente através de impressões de amor, como um chamado silencioso da consciência e um desejo de satisfação interior.

O símbolo do Trabalho da Mocidade

Esse conceito é representado pelo símbolo do Trabalho da Mocidade. Ele mostra um coração com uma pequena flor no centro. A flor é rodeada por uma estrela de cinco pontas. Isso significa que é no coração que se encontra, escondido, o objetivo do ser humano: como um pequeno e adormecido Botão de Rosa. É a partir do coração que ele pode crescer e se tornar uma linda flor divina.
A estrela de cinco pontas, ou pentagrama, é o símbolo do homem perfeito, cuja vida é conduzida pela Alma e pelo Espírito.

Temas relacionados

Qual é o objetivo dos rosa-cruzes do Lectorium Rosicrucianum?

O Lectorium Rosicrucianum é uma escola espiritual gnóstica. O objetivo dessa escola é realizar o caminho iniciático de transfiguração, assim como é indicado pelo cristianismo original.

Mais sobre "Qual é o objetivo dos ..."

Quem é Cristiano Rosacruz?

Cristiano Rosacruz é um dos personagens mais enigmáticos da história intelectual europeia. Que mistério se esconde por detrás desse nome?

Mais sobre "Quem é Cristiano Ros ..."

Os pilares da filosofia rosacruz

O homem é um ser dual: em sua forma atual, ele é mortal e ao mesmo tempo imortal no tocante à centelha do espírito que reside nas profundezas de seu coração. É através da “Transfiguração” que surge um ser imortal a partir dessa centelha da Luz.

Mais sobre "Os pilares da filosofi ..."