SEARCH

Qual é o objetivo dos rosa-cruzes do Lectorium Rosicrucianum?

O Lectorium Rosicrucianum é uma escola espiritual gnóstica. O objetivo dessa escola é realizar o caminho iniciático de transfiguração, assim como é indicado pelo cristianismo original. Os alunos do Lectorium Rosicrucianum são pessoas que sentem um profundo anseio pela renovação espiritual de suas vidas.

Os alunos do Lectorium Rosicrucianum seguem um caminho espiritual prático, que dá às suas vidas um significado que estavam buscando há muito tempo. O ponto inicial desse caminho é a centelha divina que se encontra no interior do ser humano: ela é o núcleo divino que os rosa-cruzes chamam de “rosa do coração”.

O caminho iniciático cristão

Todas as pessoas que já sentiram esse centro de energia em si mesmas e que fizeram com que ele se tornasse o princípio que dirige suas vidas já se encontram no início do processo de “transfiguração”. A transfiguração é a grande mutação do espírito, da alma e do corpo. A velha personalidade mortal vai abrindo espaço, pouco a pouco, para o desenvolvimento da Nova Alma, que se alimenta de energias completamente diferentes. Já não são energias do velho eu, mas sim forças que vêm do campo de existência imortal. Assim, o objetivo do verdadeiro ser humano é retornar a esse campo, que é o reino divino e que um dia, há muito tempo, foi seu verdadeiro lar. Então, poderá libertar-se da roda da reencarnação neste mundo material.

Durante esse processo de transfiguração, o homem mortal é elevado a um estado de consciência completamente novo. Esse estado é o caminho de iniciação do cristianismo original, tal como é descito por João no Novo Testamento: “É preciso que eu diminua para que o Outro cresça”. O Outro, o imortal, não se sente em casa neste mundo de opostos e antíteses, pois ele vem de uma ordem de natureza mais elevada. É o campo da verdadeira existência, que fica completamente separado das limitações e constrangimentos da vida material que conhecemos e também da vida sombria do “outro lado”, onde os mortos seguem um processo de dissolução entre as reencarnações do microcosmo. Essa ordem de natureza mais elevada está muito acima de tudo isso. É o mundo da Alma-Espírito, da verdadeira criação original. Quem consegue vivenciar essa realidade consegue vivenciar e reconhecer Deus, a Gnosis, dentro de si mesmo.

Alunos rosacruzes seguindo seu caminho

Os rosacruzes são pessoas que “ouviram a voz do Outro” no mais recôndito de seu ser. Conforme vão passando por essa experiência interna, vão (re)conhecendo a Luz da Gnosis. Por isso, eles se colocam a serviço desse “Outro” e vão abrindo cada vez mais espaço para a Luz em suas vidas. Assim, é possível o nascimento de uma nova consciência: uma consciência que é conduzida pela Luz da Nova Alma e do Espírito. Dessa forma, as pessoas se sentem totalmente transformadas. Na Bíblia, esse processo é chamado de “renascer pela Água e pelo Espírito”.

O Lectorium Rosicrucianum tem, como objetivo único, o retorno ao mundo espiritual. Esse objetivo será realizado passo a passo pelos alunos da Escola Internacional da Rosacruz Áurea, ao longo de suas vidas. Consequentemente, o Lectorium Rosicrucianum não tem qualquer interesse em seguir objetivo econômico, científico ou político.

Temas relacionados

O que é Gnosis?

Ensinamentos religiosos secretos, a busca pela sabedoria divina – esses são alguns dos pensamentos associados com a palavra Gnosis. Mas será que isso significa vivenciar a Gnosis dentro de seu próprio ser?

Mais sobre "O que é Gnosis?"

Jan van Rijckenborgh – um rosa-cruz e um gnóstico hermético

O nome verdadeiro de Jan van Rijckenborgh era Jan Leene (1896 -1968). Como co-fundador e líder espiritual do Lectorium Rosicrucianum, sua missão de vida consistiu em edificar, juntamente com Catharose de Petri (1902 -1990), a Escola Internacional da Rosacruz Áurea.

Mais sobre "Jan van Rijckenborgh – ..."

Sob o signo de Aquário

Já faz quarenta anos que muitas pessoas começaram a reconhecer e sentir que tanto elas quanto o mundo estavam entrando em um momento de grande mudança: o musical “Hair” expressou em suas músicas o sentimento de toda uma geração sobre o início da Era de Aquário.

Mais sobre "Sob o signo de Aquário"